CURRICULO



DIMAS OLIVEIRA JUNIOR

Uma vida dedicada a arte cinematográfica !
Diretor de TV e Cinema
Jornalista - MTB:0071050/SP


Diretor de Cinema,TV e Documentarista, exerceu funções de Diretor Artístico em documentários realizados para a Rede STV SESC SENAC de Televisão, também assinando os roteiros e pesquisas . Atualmente, sócio-diretor da Oficina de Artes Rosina Pagan, em São Paulo. 

Documentários realizados e veiculados pela Rede STV SESC SENAC, TV BAND VALE, e emissoras culturais e educativas de todo o Brasil :
Os Caminhos do 13 de Maio – 1999
Documentário que retrata a escravidão nas fazendas cafeeiras do vale do Paraíba no século XIX . Totalmente gravado nos locais originais do Vale do Paraíba .

Mulheres de Taubaté – 1999

Documentário que retrata a vida de personalidades femininas da cidade de Taubaté, entre elas : Celly Campello e Hebe Camargo.


Frei Galvão, o Bem Aventurado - 1999
Documentário sobre a vida do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão . Totalmente realizado nos locais originais da história.

Mulheres no Cangaço – 1999
Documentário que retrata a história das cangaceiras do grupo de Lampião. Depoimento da Ex-cangaceira SILA .

Imperatriz Leopoldina – 2000
Documentário que retrata a vida da primeira Imperatriz do Brasil, Dona Maria Carolina Josefa Leopoldina, grande responsável pela Independência do Brasil em 1822 . Com depoimentos de Viviane Tessitore ( Biógrafa oficial), SAIR Dom Luiz de Orleans e Bragança , entre outros.

Imperatriz Amélia – 2000
Documentário que retrata a vida da segunda Imperatriz do Brasil . Com cenas de reconstituição e depoimentos de SAIR Dom Bertrand de Orleans e Bragança, entre outros .

Imperatriz Thereza Cristina – 2000
Documentário que retrata a vida da terceira Imperatriz do Brasil . Com cenas de reconstituição de época e depoimentos importantes .

Princesa Isabel - a redentora de um povo – 2001.
DOCUMENTÁRIO realizado em co-produção com a STV, o programa é dedicado à libertação dos escravos, comemorado no dia 13 de maio.

Marquesa de Santos - a história real - 2001
DOCUMENTÁRIO apresenta a história de uma das mais importantes mulheres do Império Brasileiro, a Marquesa de Santos. Ela passou a história como amante de Dom Pedro I, sendo a sua vida era completamente desconhecida dos brasileiros. O programa mostra o pioneirismo e as lutas de Domitila de Castro Canto e Mello, uma mulher divorciada em 1824 e guerreira da revolução liberal de 1842.

Elis Regina - 20 anos de saudade - 2002
Elis Regina, considerada uma das maiores cantoras brasileiras em todos os tempos, é tema do DOCUMENTÁRIO. O programa faz uma homenagem aos 20 anos de sua morte (19 de janeiro de 1982) e mostra fotografias inéditas, apresentações da cantora e depoimentos de amigos e parceiros que contam muito sobre a importância da cantora na história da moderna música popular brasileira.

Aurora Miranda - a notável irmã de Carmen - 2002
Aurora Miranda teve uma carreira brilhante, mas desconhecida pela maior parte dos brasileiros, talvez sufocada pelo mito de Carmen Miranda. No documentário "Aurora Miranda - A Irmã Notável de Carmen", a STV - Rede SescSenac de Televisão resgata sua trajetória de sucesso para homenageá-la .

Raul Roulien - um brasileiro em Hollywood 2002
Quem deu a primeira oportunidade a Fred Astaire no cinema e o que um brasileiro tem a ver com a revelação de Rita Hayworth? DOCUMENTÁRIO resgata e traz à tona a história de Raul Roulien, um brasileiro que brilhou em Hollywood muito antes de Carmen Miranda pensar em ser atriz.

As faces de Pedro I - 2002
Na semana da independência, DOCUMENTÁRIO mostra "AS FACES DE PEDRO I". Realizado em co-produção com a We Do Comunicações, o programa traz, além de curiosidades e fatos esquecidos pela história "oficial", os depoimentos de grandes atores que interpretaram o polêmico Dom Pedro I no cinema e na televisão: Tarcisio Meira, Marcos Palmeira, Gracindo Junior e Marcos Pasquim (especialmente cedidos pela Rede Globo para este trabalho).

Urbanismo em São Paulo - presente, passado e futuro - 2003
DOCUMENTÁRIO produzido para homenagear São Paulo, Urbanismo em São Paulo tem sua origem no livro Rumos da Cidade, da Editora Senac São Paulo, cujo autor é Candido Malta Campos, professor de arquitetura e urbanismo da Universidade Mackenzie e um dos personagens do documentário.

As vedetes do Brasil - 2003
As vedetes da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, foram, sem dúvida alguma, as mulheres mais famosas do Brasil nos anos 50 e 60. Lideradas por Virginia Lane, Angelita Martinez, Salomé Parísio, Elvira Pagã, Mara Rúbia e a irreverente Luz del Fuego, elas estiveram à frente de sua época e deram um importante passo para a atual emancipação feminina.

O Brasil brasileiro de Ary Barroso -2003

Para homenagear o músico, nascido em Ubá (MG ) em 07 de novembro de 1903, autor do clássico "Aquarela do Brasil", a STV, em co-produção com a We Do Comunicação, exibe o DOCUMENTÁRIO "O Brasil Brasileiro de Ary Barroso" que revela detalhes da vida e da obra deste ícone da música brasileira.

80 anos de rádio no Brasil - 2003
DOCUMENTÁRIO inédito revela que muita coisa mudou em nosso país com o advento do rádio. O programa 80 Anos de Rádio no Brasil, uma co-produção da STV com a produtora paulistana We Do Comunicação, tem direção de Dimas de Oliveira Junior e Felipe Harazim e traz depoimentos de Vida Alves, Heródoto Barbeiro, Ricardo Cravo Albim, entre muitos outros.

O máximo das máximas – O Barão de Itararé - 2003
Dirigido pela dupla Dimas de Oliveira e Felipe Harazim , esta co-produção da STV em parceria com a produtora paulista We Do , fala sobre o impagável jornalista Aparício Torelly, mais conhecido como o Barão de Itararé - nascido em 29 janeiro 1985 e que, se estivesse vivo, completaria 109 anos.

Ernesto Nazareth 2003

a STV, em parceria com a produtora paulistana We Do Comunicação, apresenta o DOCUMENTÁRIO Ernesto Nazareth, que trata de um dos compositores brasileiros mais gravados no exterior.

A sétima arte em São Paulo. - 2004

Mais uma produção entre a Rede SescSenac de Televisão e a produtora We Do , este DOCUMENTÁRIO conta a importância de São Paulo para uma nova fase do cinema brasileiro, iniciando o movimento na década de 50 e trazendo este reflexo para os dias atuais.

Eros Volúsia - a dança mestiça.- 2004
Nas décadas de 30 e 40, a bailarina Eros Volúsia incorporou ao balé clássico movimentos do bailado brasileiro. Uma pioneira, falecida em 01 de janeiro de 2004, aos 89 anos
.

O amigo da onça.- 2004
A genialidade e a curiosa trajetória do cartunista Péricles Maranhão, criador de um dos mais populares personagens do humor brasileiro, O Amigo da Onça, é o tema deste DOCUMENTÁRIO.

O Baiano Caymmi.- 2004
Este DOCUMENTÁRIO, co-produzido pela STV e a produtora paulistana We Do Comunicação, presta homenagem a um dos mais ilustres baianos, o compositor Dorival Caymmi .

Noel Rosa - o poeta do Brasil.- 2004

Palpite Feliz, Com que Roupa, Fita Amarela e Último Desejo. São alguns exemplos da genialidade musical de Noel Rosa. Para homenageá-lo, a STV, em parceria com a produtora paulistana We Do Comunicação, exibe o documentário Noel Rosa - o poeta do Brasil.

Raul Seixas - O maluco beleza.- 2005

DOCUMENTÁRIO retrata a vida e morte de um mito do rock brasileiro; a adolescência; a paixão pela leitura; o interesse pela música; as vitórias e fracassos, na vida pessoal e profissional. E, ainda, fã-clubes, praças, ruas e viadutos que levam o seu nome; revistas, pôsteres e livros; tudo que ainda vive após o encerramento de sua carreira.

Água de São Pedro - uma saga.- 2005

Produzido pela produtora We Do Comunicação em parceria com a STV, o documentário Água de São Pedro é uma homenagem ao centenário de nascimento do criador da cidade de Águas de São Pedro, SP, o advogado e empreendedor Octavio Moura Andrade.

Vila Buarque - um ponto de cultura.- 2005
Produzido pela We Do em parceria com a STV, o DOCUMENTÁRO Vila Buarque - Um Ponto de Cultura destaca os poucos prédios residenciais das décadas de 20, 30, 40 e 50, o Largo do Arouche (que abriga pontos tradicionais da gastronomia paulistana), o edifício Itália, o prédio do Copam (famoso por seu formato em S), a Santa Casa de Misericórdia, a Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, a Igreja da Consolação, o Mercado das Flores, a Praça da República (conhecida internacionalmente), o Elevado Costa e Silva (famoso Minhocão) entre outros.

Orlando Silva - o cantor das multidões.- 2005

DOCUMENTÁRIO conta a história e a importância, para a música popular brasileira, do cantor Orlando Silva, imortalizado como "O Cantor das Multidões".

Adoniran Barbosa - o poeta de São Paulo - 2006
Adoniran Barbosa O Poeta de São Paulo, aborda a vida pessoal e profissional do cantor e compositor de sucessos como "Trem das Onze", "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto".

Braguinha –Um João de Barro da MPB.- 2006

Carlos Alberto Ferreira Braga, o nosso Braguinha.Jovem estudante de arquitetura, tornou-se, sem pretensão, um dos maiores compositores da música popular brasileira. Mas não são todos que sabem disso, pois quase toda leva a assinatura de João de Barro. Você vai ficar sabendo dessas e de outras curiosidades no documentário Braguinha.

Os Uirapurus. – 2006
O documentário aborda a história de um trio vocal tradicional.Donos de um estilo próprio, e vozes diferenciadas, são reconhecidos como detentores de um estilo brasileiro, sertanejo de raiz.

Histórias de Dna Yayá.- 2006

A loucura de Yayá ( Sebastiana de Mello Freire ) , até hoje, intriga os pesquisadores, curiosos e demais pessoas que passam pelo casarão do bairro da Bela Vista ! . "Às vezes, a ficção se confunde com a realidade", observa o jornalista Francisco Ornellas, um dos depoentes do documentário : “ HISTÓRIAS DE DONA YAYÁ “

Santos Dumont – Um gênio no ar.- 2006
Documentário faz uma retrospectiva de Santos Dumont, trazendo aspectos inéditos sobre sua vida, que nos permitem conhecer melhor a tenacidade deste brasileiro. Sua vida no Brasil e na França França, suas conquistas e principalmente sua personalidade.

PRÊMIOS RECEBIDOS

“ Prêmio Medalha do Mérito Cívico de Desempenho em Artes Cinematográficas” *através da Portaria 153 do Ministério da Educação e Cultura – Governo da República Federativa do Brasil – (2012)

“Comendador da Ordem do Mérito Cívico e Cultural” – Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística – (2012)

“Prêmio União-Cultural-Taubaté-SP”, na modalidade de Documentário (2011)

“ Mérito Histórico Cacique Cunhambebe” (FALASP) – (2011)

“Certificado de Reconhecimento e Honra ao Mérito” (Academia Brasileira de Artes do Rio de Janeiro) – (2011)

“Delegado Cultural – Estado de São Paulo” – (Academia Soberana Brasileira de Artes do Rio de Janeiro) – (2012)  

“Representante Municipal da Federação de Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo” para o Estado de São Paulo – (2012)

"Prêmio Amácio Mazzaroppi de Cinema" - (2000)

"Prêmio Cultural de Artes ARY BARROSO" (2003)

"Prêmio Honra ao Mérito Thomé de Souza" (FALASP)-(2007)

"Cavaleiro da Real Ordem Dom João VI de Portugal" (FALASP)-(2008)
 ]
"Acadêmico da AVLA" (ACADEMIA VALEPARAIBANA DE LETRAS E ARTES)
ocupando a Cadeira 13, patrona "Celly Campello"-
(2011)

"Acadêmico Correspondente da Academia de Artes e Letras do Rio de Janeiro" (2012)

"Delegado Cultural da FALASP na cidade de Ubatuba" (2011)

"Premiado na Festival de Documentários da Espanha com o documentário ELIS REGINA 20 ANOS DE SAUDADES" – (2003)

PARTICIPANTE DE MOSTRAS E FESTIVAIS :

AMAZONAS FILM FESTIVAL – Manaus – BRASIL
6° AMAZONAS FILM FESTIVAL – Adventure of the Brazilian Documentary -2009
com os documentários
ELIS REGINA-20 ANOS DE SAUDADE
O BRASIL BRASILEIRO DE ARY BARROSO

7° AMAZONAS FILM FESTIVAL – Adventure of the Brazilian Documentary -2010
com o documentário :
80 ANOS DO RÁDIO NO BRASIL

MOSTRA DO AUDIOVISUAL PAULISTA – São Paulo – BRASIL

* como convidado especial para abrir as Mostras do Audiovisual Paulista
"Mostra Audiovisual Paulista” (2002) “Raul Roulien” – Um Brasileiro em Hollywood”

"Mostra Audiovisual Paulista” (2003) “Urbanismo em São Paulo- Presente,Passado e Futuro”

"Mostra Audiovisual Paulista” (2004) - “Eros Volúsia” - A Dança Mestiça

* Vencedor do PROAC-2010 da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, para a realização do documentário : “Super Heróis do Sexo” (sobre diversidade sexual) .

* Dirigiu o filme  "Desatino" (baseado na história real do jornalista Moacyr de Toledo Piza e da cortesã Nenê Romano) , lançado em 2007, na Casa das Rosas (SP) – através da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

* Dirigiu o longa-metragem "Os Últimos Compassos de Dircinha Batista", lançado em 2012 no Cine Olido (SP) através da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Em documentários entre 2011 e 2015 realizou :
"Histórias de Vidas na Montanha Magnífica" (sobre a cidade de Campos do Jordão)
 "Histórias de Vidas em Ubatuba"
 "Cidade da Cura" (sobre a Tuberculose)
 "Do Inferno ao Paraíso" ( A história da maior rebelião de presos do mundo, ocorrida no Presídio da ILha Anchieta(SP),em 1952 )
"Celly &Tony Campello,os Brotos Legais" (A história dos primeiros cantores jovens do Brasil e o início da chamada era do Rock)
http://www.youtube.com/watch?v=ugxjML1vNRM&list=UU2sSHGs8-6DnJJh_nLxlSew&index=48
" ARUJÁ - DO OURO A NATUREZA" (a história da cidade de Arujá, em São Paulo) - Realização da Lumix Art Films.
https://www.youtube.com/watch?v=6a0RHuXP7lY

Links:



(11) 96910.5239