ALMEIDA JUNIOR, O MENINO DE ITU - DOCUMENTÁRIO

Um filme documental que apresenta a história do pintor brasileiro, JOSÉ FERRAZ DE ALMEIDA JUNIOR. 
Realização : 2013 
Direção de Dimas Oliveira Junior 
José Inácio Silva 
Produção : Batom Produções
Realização : ND Produções 


Com depoimentos de personalidades, biógrafos e historiadores, além de cenas de dramaturgia em simulação de fatos . 

Trailler de apresentação do filme documental 



No panorama da pintura nacional, Almeida Júnior aparece como autêntico precursor. Em sua obra, que abrange pinturas históricas, religiosas e de gênero, retratos e paisagens, repercute uma personalidade que nunca se afastou um milímetro de suas idéias e convicções. Sua produção, não muito extensa, é valiosa do ponto de vista estético, histórico e social, nela se misturando influências românticas, realistas e até mesmo pré-irnpressionistas: como não ver, nesse artista probo e sincero, um êmulo de Courbet e de Millet, ou de Bastien-Lepage e Lhermitte, com os quais possui afinidades técnicas e temáticas?
Realista, os personagens do pintor são gente de carne e osso, que conheceu pessoalmente, gente que tinha nome, comia, vivia, amava. Assim, o modelo para Picando Fumo era um tipo popular de Itu, Quatro Paus; e a mulher que aparece escutando O Violeiroera figura notória da cidade, misto de enfermeira e dançarina num cabaré local. De inspiração outra são, evidentemente, as várias figurações de Maria Laura que perpassam por sua produção: porque Maria Laura é A Noiva (1886), ela é quem simboliza A Pintura, no quadro, de 1892, hoje na Pinacoteca de São Paulo surge na Leitura, também de 1892, quem sabe se também em O Importuno, de 1898, ou em Saudades, de 1899, quando não em Repouso, sensual figura de uma jovem adormecida, em meio à leitura, vendo-se o alvo seio que escapa dos rendilhados da camisola entreaberta. No que respeita aliás aos aspectos psicológicos da arte de Almeida Júnior, homem tímido e retraído mas paradoxalmente ousado, afrontando a tudo e a todos, em se tratando de seu amor por Maria Laura, quanta matéria de estudo em pinturas como as já mencionadas O ImportunoLeitura ou Repouso!

O filme documental apresenta cenas de dramaturgia e simulação, com os atores : Leônni Moreno (Almeida Junior), Alexia Annes (Maria Laura), Ignez Polidoro (Mãe de Almeida Junior), Pamela Rossini (Rita Ybarra), Julia Costa (Princesa Isabel), Ely Rodrigues (Sampaio). 
Leonni Moreno (Almeida Junior)

Pamela Rossini (Rita Ybarra)

Alexia Annes (Maria Laura) e Leonni Moreno (Almeida Junior)

Alexia Annes (Maria Laura) 

Julia Costa (Princesa Isabel) e Leonni Moreno (Almeida Junior) 
Tecnicamente, pode-se dividir sua carreira em duas fases, antes e depois de 1882. Na inicial a palheta é sóbria e o modelado de extrema simplicidade, com apelo a recursos de luminosidade que de longe evocam os pré-impressionistas e a uma fatura gorda, empastada; na segunda fase a palheta se aclara e enriquece de novos matizes, a pasta pictórica é utilizada com maior parcimônia, enquanto, tematicamente, o assunto brasileiro faz sua aparição, externado numa linguagem plástica das mais pessoais e mais bem articuladas surgidas entre nós.