DOCUMENTÁRIO MARIA LEOPOLDINA DO BRASIL


Carta de SAIR. Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança


Realizado em 2000, em uma co-produção entre a REDE STV-SESC SENAC e a produtora WE DO, o documentário em 60 minutos de arte, conta a trajetória da Primeira Imperatriz do Brasil, a arquiduquesa da Áustria, Maria Leopoldina.
Com depoimentos importantes, como de Viviane Tessitore, e SAIR, Dom Luiz de Orleans e Bragança, o documentário tem a direção de Dimas Oliveira Junior, bem como roteiro e pesquisas.

Documentário com ficção revela Maria Leopoldina
A história do Brasil império é quase sempre direcionada aos imperadores d. Pedro I e d. Pedro II. Mas as imperatrizes, relegadas a um segundo plano, tiveram participação de destaque, tanto na independência do Brasil, quanto nos bastidores do segundo reinado. Foi para resgatar parte dessa memória que o cineasta Dimas de Oliveira rodou o documentário "Maria Leopoldina - Imperatriz do Brasil".

A imperatriz Leopoldina assumia o poder sempre que d. Pedro I se ausentava e destacou-se por ser a precursora do abolicionismo. Foi ela quem redigiu a declaração de independência do Brasil. Ela era apaixonada pelo País e era muito respeitada por sua visão moderna e avançada. Foi mãe de d. Maria II, que tornou-se uma das mais respeitadas rainhas de Portugal, sendo responsável pela unificação do país.

Quando desembarcou no Brasil, vinda da Áustria para casar-se com D. Pedro I, mostrou que diferia das princesas de então. Enquanto o costume era trazer uma comitiva de mulheres da corte para fazer companhia, dona Leopoldina trouxe consigo um grupo de botânicos, zoólogos e geólogos.